Dá para ser feliz no trabalho?

O assunto hoje é Felicidade no trabalho. Eu acho que é possível, aliás, acho imprescindível!

Vou compartilhar uma experiência que vivenciei em uma das empresas onde atuei. Assim que iniciei, senti um clima tenso nas equipes, mas, como era novata fui chegando bem devagar, percebendo o clima, procurando conhecer as pessoas até ficar à vontade.

bolinha-stress-profissional-trabalho

Essa bolinha aí do texto de hoje é aquela que usamos para evitar a LER (Lesão de Esforço Repetitivo). Nós que trabalhamos direto no computador sempre temos uma, não é mesmo? Eu comprei uma dessas e coloquei na minha mesa, no espaço entre a base do meu monitor e a tela – meu micro se encontrava de frente para a porta de entrada da sala e para quase todas as outras baias. Percebi que muitos, ao chegarem, acabavam rindo da minha smile, pois, ela quebrava aquele clima tenso de quando vinham até a mim com algum problema. Nós parávamos alguns minutinhos (preciosos) rindo e fazendo piadas sobre ela. Quando voltávamos aos problemas já estávamos leves, com a mente fresca e a solução vinha naturalmente (ou pelo menos algumas ideias).

Pode parecer algo sem importância, mas, pequenos gestos como este podem gerar um resultado positivo.

Acho que nós, líderes de equipe, precisamos ter sensibilidade para perceber aquilo que não se é dito, expressado conscientemente, e oferecer o mínimo indispensável para o bem estar da nossa equipe. E, por que não se estender aos demais que estão ao nosso redor?

Minhas equipes costumavam brincar e dizer que minha mesa era, além da mais organizada, a mais divertida da sala. E isso me enchia de orgulho, claro. Você quando está em uma posição de líder precisa ser aquele exemplo silencioso, onde não é preciso palestrar o tempo inteiro sobre boas práticas, motivação, liderança, produtividade, nada disso. Nosso time precisa, ao nos olhar, enxergar um exemplo a seguir, ter vontade de produzir, se sentir desarmado quando nos procurar para apresentar um problema, ter confiança em nos dizer que um prazo não será cumprido e o motivo, precisa estar confortável com a nossa presença (e não intimidado).

Eu faço questão de deixar meu time feliz. Alegre. Descontraído. Sabendo que passaremos mais de oito horas juntos, porém, passaremos não apenas trabalhando, mas, também nos divertindo um ao lado do outro. Por que ninguém constrói nada sozinho.

Você que é líder/gerente/coordenador procure perceber o que sua equipe sente, entenda a atmosfera do seu grupo, observe o ambiente ao redor, esteja atento para tornar o ambiente do trabalho um local de alegria. Problemas, quem não tem? Quando tudo está 100% controlado? Quando não há risco? Quando não há uma curva fora do padrão? Sempre teremos obstáculos, porém, só nos limitaremos a eles se permitirmos isso.

Espero que levem essas dicas para o seu ano novo, que você tenha inspirações para sempre evoluir e tornar o ambiente em que trabalha mais alegre e leve, pois, assim é bem mais fácil alcançar as metas e gerar bons resultados.

Boa Sorte!

Carolina Souza

Mais artigos deste autor »

Psicóloga (CRP 06/203773) e Especialista em Gestão de Projetos (PMP) atua há décadas no mundo empresarial. Certificada CPRE, SFC, ITIL com profunda experiência nas áreas de Engenharia de Requisitos, Análise de Processos e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Palestrante. Colunista no PTI desde 2013 sempre colaborando com artigos focados no desenvolvimento profissional dos leitores e gerentes de projetos em início de carreira.

Conecte-se com a autora em seu perfil no Linkedin e continue aprendendo sobre como crescer em sua carreira.


10 Comentários

Douglas Soares
1

Excelente artigo. Também acho que ser feliz no que faz é imprescindível.
Quando amamos o que fazemos não vemos nada como problemas, apenas desafios a ser cumpridos. a carga é mais leve.

Denis
6

Muito bom o artigo, Carolina! Tenho lido alguns artigos teus aqui no site que têm me acrescentado muito. Estou com uma dúvida referente à área. Teria algum e-mail para contato?

Carolina Souza
8

Obrigada Denis. Fico muito feliz em saber que minha experiência tem contribuído com sua carreira. Meus contatos estão disponíveis no perfil do Linkedin, fique a vontade para perguntar, se eu puder ajudar farei com grande alegria. Abraços.

Emanuel
9

Carolina sempre trazendo bons artigos e que pelo menos para mim agregam muito valor.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e suas experiências conosco. Estou na busca de me tornar um profissional e uma pessoa melhor e seus artigos tem me ajudado bastante.
Abraços!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!