OCOMON – Alternativa livre para montar o seu helpdesk

Buenas pessoal!

Durante as andanças pela área de TI de cá e de lá, é muito fácil ver o “circo pegando fogo” nas organizações, onde a equipe de TI procura atender chamados daqueles de corredor, de levantar da mesa e gritar com o fulano por um problema e por aí vai… chega a ser engraçado a situação no momento em que ocorre.

Pra falar a verdade é algo horrível não? Além de toda a disciplina para que se possa montar uma estrutura mínima de atendimentos de primeiro nível (como sugere o ITIL), organizando níveis de solução como os famosos “Direcionadores” e “Solucionadores” é necessário organizar e melhorar a estrutura de atendimento as ocorrências.

Independente de você estar alinhado utilizando um help-desk de primeiro nível para filtrar a informação e cadastrar os incidentes, muitas vezes organizações menores precisam romper a inércia de ter um meio de fazê-lo. Estas organizações onde o “grito” de um guichê para o outro serve de ocorrência para o problema, muitas vezes não tem no seu software de gestão um módulo que atenda bem este tipo de necessidade.

Para facilitar a vida do pessoal de TI do mercado SMB, existem alternativas como o OCOMON, que nada mais é do que um sistema em que você pode organizar e cadastrar o seu parque de ativos e utilizá-los associando estes aos usuários para abertura de chamados. Implantando este sistema (que não tem custo de ativo) e treinando seus usuários, o pessoal de TI pode de forma muito fácil visualizar o chamado, interagir com este e fechá-lo sem grandes dificuldades, tudo isso através de uma amigável interface web (tecnologia PHP e MySQL). A partir de agora não há desculpas como “não tenho um software pare gerenciar meus chamados e organizar minha casa” baixe este produto e passe a gerar estatísticas dos seus atendimentos, chamados de atividades preventivas nos seus ativos (seja um hardware, servidor, software) execute o mostre o resultado do trabalho organizado com a ajuda do ocomon.

Vale a pena conferir gente, mais uma forma de você estar alinhado ao modelo ITIL permitindo cadastro e organização dos incidentes com sua equipe controlando todo o ciclo de vida deste, e também cadastrar os seus ativos montando uma CMDB.

Acesse: http://ocomonphp.sourceforge.net/

Muito tranquilo de implementar e o resultado é muito bom! Aproveite para verificar as empresas que usam o produto, tem gente de peso…

Abraço a todos!

Junieh Byegmann

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Formado em Sistemas de informação pela UNIASSELVI de Blumenau, analista de suporte especializado em soluções em software livre utilizando Linux e DBA Oracle.


14 Comentários

Roberto
1

Ola Junieh,
Seria interessante vc postar imagens deste software. Alguns screenshots ja ajudariam a visualizar melhor a ferramenta antes de ter que baixar, instalar e configurar.
Ficamos no aguardo

Junieh Byegmann
2

Bom dia Roberto!
Conforme pedido, postei três screenshots do produto, espero que goste! É um produto muito bacana e o principal atrativo é ser “cost-free”. 😛
Um abraço

Emerson
3

Muito bom Junieh, pra quem não tem como comprar um software para este fim, uma alternativa livre é bem vinda.

Vagner
4

Boa tarde,
Ao abrir um chamado meu sistema ja envia email para o solicitante (usuario ou area) sem problemas.
Queria saber se é possivel enviar o anexo que cadastrei no sistema, por email junto com a notificação de abertura.
desde ja agradeço. 😀

Miguel Bento
5

Como é uma ferramenta livre, o ocomon pode ser customizado de acordo com sua necessidade, desde tenha conhecimento em Php e Mysql.

Sertan
7

Olá,
Gostaria de saber como, ou se é possivel, eu enviar email para o ocomon ( lincar uma conta pop para o Ocomon) e ele abrir 1 chamado automaticamente. OU Seja.
O Fluxo de funcionamento operacional seria:
– Cliente envia e-mail para [email protected]
– ocomon “lê” esta caixa de email, identifica OU não o usuário que mandou e-mail e cadastra um chamado.

Cleber
8

Usamos o Ocomon aqui na prefeitura a dois anos. Fizemos poucas customizações, mais na área de relatórios.
Não encontramos nenhum recurso para abertura de chamado via e-mail. A alternativa mais viável é a abertura de chamado pelo próprio usuário, que deve ser previamente cadastrado para isso, no entanto também é possível o auto-cadastro.
Se deixassemos a abertura de chamado via e-mail correriamos o risco de termos muitos numeros de chamados queimados inadivertidamente já que não teria como validar as informacoes já na abertura como etiqueta de equipamento, departamento, intervencoes em aberto, etc.

marlon s velso
11

Utilizei em outra empresa que trabalhei e ele é muito eficiente .Agora sempre que solicitado eu indico.

Ricardo Correia
12

Boa tarde,
Estou tentando instalar esta ferramenta para uso pois um amigo meu indicou e disse que é muito boa.
Porém na hora de importar a base de dados ocorre um erro de tabela.
Alguém poderia me ajudar para que eu consiga concluir a instalação e testar essa ferramenta?
desde já agradeço.

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