Vale a pena ser PMP? Quais os benefícios desta certificação?

Inquestionável o reconhecimento internacional da certificação, bem como a credibilidade da instituição “PMI – Project Management Institute” mas, apenas este reconhecimento é garantia de benefícios para empresas e profissionais? 

A resposta é não, pois existe profissionais no mercado que não são PMPs que são melhores profissionais que os PMPs, assim também como o contrário é verdade. Uma certificação PMP apenas comprova que você possui o conhecimento que foi descrito pelo PMI como “as melhores práticas de mercado” e que possui alguma experiência como gerente de projetos. Porém, não garante que você as aplica no seu dia a dia. 

certificado-pmp-gerente-projetos

Porém, a maior parte das empresas reconhece que profissionais certificados apresentam um comprometimento com o aprendizado e com as conquistas e que isso por si só já é um diferencial em um profissional. Apontam também que os projetos gerenciados por essas pessoas normalmente possuem um grau de desvio muito menor em relação aos gerenciados por outros gerentes de projetos. Alguns atentam para o simples fato de que buscar uma certificação já é um fator de liderança e ainda que os profissionais certificados possuem uma vantagem competitiva sobre os não certificados quando num processo de recrutamento e seleção. Pesquisas em alguns sites apresentam que profissionais certificados recebem um salário maior e que a certificação no mínimo comprova o conhecimento adquirido e a experiência em gerenciamento de projetos. Cada vez mais vagas de emprego exigem um profissional com certificação PMP.

Então vamos ao que eu consegui evidenciar como os principais benefícios da certificação PMP para profissionais e empresas.

Benefícios da certificação PMP para os profissionais certificados:

  1. Indica que o profissional possui experiência e conhecimento necessário para ser um gerente de projetos. Apesar de não garantir que você utiliza as melhores práticas, no mínimo mostra que você as conhece.
  2. Gerenciar projetos passou a ser uma profissão, com protocolos, metodologias e práticas profissionais baseadas na experiência, consenso e pesquisas. Existe uma grande diferença entre ser um gerente funcional e um gerente de projetos. A certificação PMP é a credencial para esta “nova profissão”.
  3. Demonstra a seriedade com que você leva a profissão de gerente de projetos.
  4. Mostra que o profissional está alinhado com as melhores práticas de mercado e também que ele pretende evoluir e melhorar a suas habilidades em gestão de projetos.
  5. Abre boas oportunidade de networking, visto que você entrará em contato com comunidades que estão buscando a certificação durante o processo de obtenção e após certificado com outros profissionais já certificados, seja para troca de idéias seja para oportunidades profissionais.
  6. O processo de certificação traz novos conhecimentos, pois apesar da sua experiência, você precisará estudar e revisar alguns conceitos da área. Além disto, o processo de manter a certificação exige que você continue seu aprendizado para conquistar os PDUs necessários para manter a credencial.
  7. Apesar da experiência ser o melhor dos mestres, a busca pela certificação lhe coloca em contato com outras idéias e enfoques, fazendo com que você “saia da bolha”. Avaliar idéias fora da sua experiência pode lhe trazer novos conhecimentos além de ser um sinal de liderança.
  8. Nos últimos anos, a certificação PMP atingiu um grau de reconhecimento internacional muito alto sendo a certificação mais solicitada para oportunidades de gerenciamento de projetos. Evidentemente, profissionais certificados possuem um diferencial em relação aos não certificados nos processos de recrutamento e seleção. Empresas, principalmente nas áreas de TI, construção, farmacêutica, engenharia e governamental colocam esta exigência em seus anúncios e fazem um filtro excluindo profissionais não certificados. Isto aumenta a sua empregabilidade.
  9. Constantemente, profissionais certificados são melhor remunerados que seus pares não certificados. Além disto, PMPs são vistos como líderes nas organizações.
  10. A certificação representa uma conquista. Isto reflete na sua auto-confiança e em como os seus pares e seus superiores enxergam você como profissional. Lembre-se, você traçou um objetivo e conseguiu atingí-lo

Benefícios da certificação PMP para as empresas que apoiam profissionais a certificarem-se:

  1. Incentiva seus profissionais a buscarem por conhecimentos. O próprio caminho para a certificação recicla nas melhores práticas de mercado. Isto fornece a equipe uma nova gama de ferramentas que pode ser utilizada no seu dia a dia melhorando assim o seu rendimento.
  2. Auxilia que seus gerentes de projeto falem uma “língua universal”, inclusive nos relacionamentos com seus clientes e fornecedores. Isto gera uma consistência e um aumento de confiança, principalmente nas relações com clientes,
  3. Ter profissionais aplicando as melhores práticas pode trazer melhorias quanto a visibilidade dos projetos. Rentabilidade, satisfação dos clientes, possíveis devios e qualidade ficam mais fáceis de mensurar.
  4. Melhorias no seu processo de seleção de investimentos, através da criação de um processo para avaliação de novos projetos.
  5. Empresas projetizadas e com profissionais certificados tendem a melhor estruturar os projetos, maximizando a utilização do seu pool de recursos e consequentemente diminuindo a ociosidade e priorizando projetos mais importantes.
  6. Melhorias no processo de planejamento e acompanhamento dos projetos através da utilização de lições aprendidas, uma prática bastante comum entre profissionais certificados.
  7. Demonstra comprometimento com o sucesso e com o desenvolvimento profissional de seu time. Sempre que uma empresa demonstra desejo de investir no crescimento de seus profissionais há um retenção automática de seus talentos. Bons profissionais tendem a buscar empresas que lhes proporcionem estas oportunidades.
  8. Possibilidade de participar de processos e licitações que exijam profissionais certificados. Esta vem sendo uma prática cada vez mais frequente em projetos governamentais.
  9. Em um processo de recrutamento e seleção, fica claro para a empresa que um profissional certificado possui o conhecimento e a experiência necessária demonstrando assim potencial para ser um bom gerente de projetos. Isto facilita o processo de contratação.

Conclusão

Espero ter evidenciado alguns dos benefícios da certificação PMP que empresas e profissionais apontaram em obter a certificação, e gostaria de ressaltar que existem certificações tão boas quanto à PMP no mercado, tais como as seguintes: Programas, Portfólios, Benefícios, Mudança, Agile entre outras que combinadas proporcionarão melhores condições de obter sucesso em nossos empreendimentos.

certificaoes-mercado-gestao-tecnologia-ti

Se você gostou do texto e está decidido a se tornar um profissional PMP, eu ofereço um curso online no Site Campus com vários simulados, mais de 50 vídeos e exercícios! Clique aqui para acessar meu curso online PMP no Site Campus!

Flávio Costa

Mais artigos deste autor »

Especialista em projetos de tecnologias com mais de 20 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, construção e formação de equipes de auto desempenho e transformação ágil.

Possuo mais de 30 certificações internacionais como especialista em gestão de projetos tradicionais, gestão de produtos, abordagens ágeis e negociação de diversas instituições renomadas como: Axelos, Project Management Institute (PMI), Scrum.Org e ScrumAlliance.

Responsável por liderar times na implantação de grandes projetos nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública e estatísticas geográficas sempre com foco no relacionamento interpessoal, gestão de mudança com alto valor estratégico.

Responsável também por liderar diversas iniciativas ágeis, desde preparação de produtos, construção de times e evangelização cultural ágil.

Possuo fortes habilidades softskills para negociação e influência que me permite atingir altos resultados e superar expectativas que não seriam possíveis sem o engajamento adequado do envolvidos de forma direta ou indireta quanto aos resultados dos projetos.

Atualmente sou Mentor pelo Project Management Institute (PMI) em gerenciamento de projetos e Mentor de negócios junto ao instituto Semear com o programa pontapé empreendedor que tem como propósito auxiliar jovens durante a construção de seus projetos, ajudando-os a dar os primeiros passos rumo a se tornar um negócio social, ong, empreendimento ou startup.

Competências complementares: Liderança e formação de equipes, técnicas de negociação, gestão de mudança transformacional, construção e manutenção de PMO tradicional, facilidor em transformação organização ágil (Business Agility) com utilização e experimentação de diversas abordagens ágeis como: Scrum, Kanban, eXtreme Programing (XP) e Feature Driven-Development (FDD).

Canal do Telegram:
. https://t.me/flaviocostaoficial

Podcast com dicas de carreira
. https://linktr.ee/PodcastdoFlavio


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!