Fala pessoal!
Antes de iniciar no conteúdo, uma pergunta… Ainda não conhece ou não utiliza o GLPI? Confira aqui um artigo detalhado apresentando os principais recursos da ferramenta.
O catálogo oficial de plugins para GLPI está disponível no link plugins.glpi-project.org/. Lá podemos encontrar várias opções, tais como: plugins de integração, ações automáticas, mudança de fluxo, catálogo de serviços, inventário de ativos, indicadores e relatórios, importação de dados, etc.
Hoje vou apresentar alguns plugins que costumo implantar em clientes e que aprimoram bastante a experiência com o GLPI. Vamos às sugestões!
Formcreator
plugins.glpi-project.org/#/plugin/formcreator
Aqui o foco é no catálogo de serviços. Não é novidade que um bom catálogo é fundamental. Caso queira conhecer o conceito ou refrescar a memória, nesse artigo explico detalhadamente o que é e por que devemos criar um catálogo de serviços. Nativamente, o catálogo do GLPI é uma simples lista de categorias que pode ser vinculada a modelos de chamados, grupos, pessoas e base de conhecimento. É bom, mas ainda carece de diversos recursos relevantes para um catálogo eficiente. Com o Formcreator, mantido pela Teclib (mantenedora do GLPI), é possível evoluir nosso catálogo ao trazer recursos como:
- Formulário interativo: perguntas podem ser feitas ao usuário interativamente, sendo que o formulário é demonstrado conforme as respostas selecionadas;
- Fluxo de aprovação: pode-se configurar para que um chamado só seja aberto caso haja uma aprovação prévia, do contrário, o chamado nem atinge as filas;
- Catálogo com permissionamento: os serviços podem ser restringidos por perfil. Cada perfil irá visualizar somente os serviços nos quais possuem permissão;
- Serviços com diversos atributos: a partir do serviço selecionado, pode-se atribuir automaticamente um requerente, observador, técnico, categoria, urgência, grupos, entidade, localização, etc;
- Relacionamento entre chamados: pode-se configurar para que quando determinado serviço seja acionado, 2 ou mais chamados sejam abertos e vinculados uns aos outros automaticamente;
Como fica no sistema:
Quer mais detalhes? Confere este artigo focado no Formcreator (tem até passo a passo).
News
plugins.glpi-project.org/#/plugin/news
Recurso que pluga um painel de avisos ao seu GLPI, possibilitando você entregar avisos aos usuários na tela de login ou dentro do próprio chamado. É um plugin bastante útil. Seguem alguns dos recursos:
- Programar um aviso para ser demonstrado somente em determinada data e hora;
- Incluir links, imagens, tabelas e listas no aviso;
- Direcionar o aviso para um grupo de usuários específicos, por exemplo:
- Avisar somente ao RH que o sistema de folha de pagamento sofrerá manutenção;
- Avisar a todos os usuários que a internet está lenta mas a TI já está tratando;
- Avisar somente aos gestores da empresa que o prazo para solicitar novos computadores encerra em 15 dias; etc.
Na prática o aviso será demonstrado conforme abaixo:
Behaviors
plugins.glpi-project.org/#/plugin/behaviors
Como o nome sugere, o Behavior acrescenta comportamentos que podem ser úteis ao nosso GLPI. Podemos habilitar somente o que nos é pertinente e o plugin se encarregará de tomar a ação automaticamente. Algumas das principais automações possíveis são:
- Atribuir os grupos dos requerentes e dos técnicos automaticamente em um chamado;
- Padronizar o ID do chamado com uma máscara de data. Exemplo:
– 2019000001 (Y000001)
– 2019110001 (Ym00001)
– 2019112601 (Ymd0001)
– 1926110001 (ymd0001); - Tornar obrigatório que:
- Todo chamado possua um requerente;
- Os campos categoria, localização, duração, dentre outros sejam informados;
- O tipo e descrição da solução sejam preenchidos;
- Haja um técnico atribuído antes do fechamento de um chamado;
- Bloquear a solução de um chamado caso existam tarefas a fazer; etc.
Data Injection
plugins.glpi-project.org/#/plugin/datainjection
Muito útil durante novas implementações, o Data Injection permite a inserção de dados em massa a partir de arquivos CSV. Imagine que sua empresa possua 50 áreas diferentes, além de 200 categorias de chamados pré-definidas e 150 tipos de solução previstos na antiga ferramenta de chamados. Não é necessário criar cada item manualmente, pois este plugin permite a importação garantindo que toda a integridade da aplicação e do banco será mantida.
Imprimir em PDF
plugins.glpi-project.org/#/plugin/pdf
Simples plugin que permite a impressão de itens em PDF. Ao imprimir um chamado, por exemplo, você pode selecionar quais abas deseja inserir no arquivo PDF.
Etiquetas (Tag)
plugins.glpi-project.org/#/plugin/tag
Com o plugin Tag podemos criar etiquetas que podem ser vinculadas a basicamente qualquer item dentro do GLPI. Os principais pontos positivos são:
- Flexibilidade na criação de qualquer etiqueta;
- Flexibilidade na escolha das cores;
- Possibilidade de vincular uma ou mais etiquetas a um mesmo item;
- Possibilidade de utilizar o filtro nativo do GLPI para pesquisar por itens associados a determinada etiqueta.
Fusion Inventory
plugins.glpi-project.org/#/plugin/fusioninventory
O Fusion Inventory é a solução que realiza o inventário automático e preenche a base de dados do CMDB do GLPI (ativos). Através de agentes, o Fusion é capaz de coletar informações como: número de série, softwares instalados, monitores, impressoras, processador, HD, RAM, Placas, usuário e muito mais. Ou seja, não é preciso cadastrar tudo manualmente, pois o Fusion coleta dados de uma grande variedade de equipamentos, desde que respondam via rede. Além do inventário, o Fusion também possui recursos como:
- Implantação de pacotes pela rede;
- Wake on lan;
- Descoberta SNMP; etc.
Satisfaction
plugins.glpi-project.org/#/plugin/satisfaction
Este plugin permite enriquecer a pesquisa de satisfação nativa do GLPI. Com ele, é possível incluir perguntas na pesquisa e controlar as respostas fornecidas pelo usuário. Três opções de perguntas estão disponíveis:
- Sim/Não
- Quantidade de estrelas
- Texto livre
Actual Time
plugins.glpi-project.org/#/plugin/ActualTime
Costuma utilizar as tarefas do GLPI? Então quero lhe apresentar um plugin que permite aos usuários “startar” e “stopar” uma tarefa. Com isso, tem-se o tempo real de execução. Com este plugin é possível:
- Garantir que somente o usuário atribuído à tarefa pode starta-la e stopa-la;
- Garantir que um usuário só possua uma tarefa em andamento, não podendo iniciar outra simultaneamente a menos que ele stope a em andamento;
- Garantir que o tempo de execução sempre retome a contabilização a partir de onde parou.
Capacidade x Demanda
Já imaginou poder mensurar e controlar a quantidade de serviços que cada usuário final pode demandar? A premissa do plugin é a seguinte: a capacidade de trabalho é finita, logo, a entrada de demandas também deveria ser. Quando não é, a consequência é o acúmulo de demandas “paradas” no backlog. Os usuários finais estariam limitados a demandarem serviços somente até o máximo de minha capacidade de atendimento, ou seja, se a equipe tem a capacidade de atender, digamos, 1000 horas por mês, os usuários estariam limitados a demandar no máximo essa quantidade. Na prática funciona assim:
Cada usuário faz parte de um grupo e cada grupo possui um limite horas que pode consumir mensalmente;
A cada serviço demandado, o valor pré-configurado daquele serviço será debitado do saldo do grupo demandante;
Quando o saldo esgotar, o grupo fica impossibilitado de demandar novos serviços;
Usuários com permissão podem, se necessário, liberar mais saldo para um grupo que já esgotou o do mês ou lançar um débito devido a uma demanda não registrada via chamado;
Complementarmente, é possível configurar, se desejado, um limite de chamados que cada grupo pode registrar diariamente;
É possível transferir saldo entre grupos no decorrer do mês;
Todos os débitos, créditos, transferências e chamados abertos ficam registrados em um “Extrato” que pode ser consultado a qualquer momento
Este plugin é de minha autoria e, no momento, ainda não está disponível no catálogo oficial do GLPI. Caso haja o interesse, fique à vontade para entrar em contato comigo.
Pessoal, por hoje é só. Espero ter contribuído com as sugestões de plugins para GLPI.
Vocês já utilizam algum plugin no GLPI? Quais vocês curtem mais?
Um abraço e até a próxima.
9 Comentários
Boa Noite Kedson Alves,
Parabéns pelo Plugin Capacidade x Demanda, gostaria muito de utilizar seu plugin como faço para utilizar o mesmo?
Grato;
Bom dia gostei do comentário por gentileza seria possível enviar este plugin capacidade x demanda para mim obrigado.
Bom dia, @Diego e @Marcelo.
Vou publicar o plugin na comunidade em breve.
Bom dia Kedson,
Parabéns pelo Plugin Capacidade x Demanda, quando estará disponível, é possível enviar um link pra baixar o plugin ?
Boa noite, gostaria de saber como faço pra testa o plugin de sua autoria Capacidade x Demanda
Aguardo obrigado
Boa tarde !
Muito bom material parabéns, e quando tiver disponível com certeza irei utilizar o plugin desenvolvido.
atenciosamente.
Até encontrei o local onde vê os formulários , mas não identifica os pendentes à validar ? ai tem que ver todos ?
Pessoal, o plugin está publicado em sua versão beta https://github.com/kedson42/gestaohoras
Boa tarde
Gostaria de saber se tem algum plugin para abrir chamado através de um numero de referencia?
Exemplo: ao abrir o chamado o usuário informa a etiqueta de inventario e eu insiro ela no chamado e ela já informa o local e o setor e as configurações dela?