e-book VMware de A a Z – Capitulo 1 – Parte 7

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Antes de continuar, leia a parte 1parte 2parte 3parte 4parte 5 e parte 6!

monitoramento-proativo-servidores-datacenter

VMware ESXi

Você pode obter uma versão gratuita do ESXi, chamado vSphere Hypervisor, ou você pode comprar uma versão licenciada com vSphere. O ESXI pode ser instalado em um disco rígido, um dispositivo USB ou e um cartão SD. Ele também pode ser instalado em um host diretamente na memória com um recurso chamado Auto Deploy.

Foram adicionadas algumas novidades no ESXi 5.x:

  • Suporta a inicialização ESXi da Unified Extensible Firmware Interface (UEFI). Com o UEFI é possível instalar drivers mais complexos, tais como Drivres de CD-ROM, ou mídia USB
  • Suporta até 512 máquinas virtuais, totalizando um máximo de 2.048 CPUs virtuais por host
  • Suporta sistemas operacionais com até 160 CPU lógica e até 2 TB de RAM

ESXi fornece proteção adicional com as seguintes características:

  • Memória Confiável: O Kernel, a aplicação do modo de usuário e os componentes executáveis​​, como drivers e bibliotecas, estão localizados em endereços de memórias seguros e confiáveis
  • Integridade do Kernel: A assinatura digital garante a integridade e autenticidade dos módulos, drivers e aplicativos à medida que são carregados pelo VMkernel.
  • Trusted Plataform Module (TPM): Um elemento de hardware que cria uma plataforma confiável e permite a afirmação de que o processo de inicialização e todos os drivers carregados são genuínos.

ESXi Arquitetura

ESXi fornece uma camada de virtualização que abstrai o processador, memória, armazenamento e recursos de rede do host físico para várias máquinas virtuais. ESXI é um bare-metal hypervisor que cria as bases para um datacenter dinâmico e automatizado.

Na arquitetura ESXi, os aplicativos tem acesso a CPU virtual, memória, discos e interfaces de rede sem acesso direto ao hardware subjacente. O hypervisor ESXi é chamado de VMkernel. O VMkernel recebe pedidos de recursos das maquinas virtuais e os envia para o (VMM) que apresenta o pedido para o hardware físico. A única função do VMM é apresentar as solicitações das maquinas virtuais e depois devolver respostas às mesmas.

Um host ESXi pode ser acessado através de várias interfaces, incluindo :

  • O vSphere Client  (conectado diretamente a um host ou no VMware vCenter Server)
  • VMware vSphere Command-Line Interface ( vCLI )
  • O vSphere API / SDK
  • Common Information Model (CIM)

ESXi é compatível com processadores Intel, Xeon e superiores, ou AMD Opteron. ESXi inclui um VMkernel 64-bits e hosts com processadores de 32 bits não são suportados. ESXi oferece suporte para diversos sistemas operacionais  de 32 -bit e 64 -bit.

Configurando ESXI

Você pode usar o console padrão do ESXi (DCUI) para realizar algumas configurações. O DCUI realiza configuração de baixo nível e contém uma interface de gerenciamento através do console do servidor, utilizado principalmente para a configuração básica inicial. Para iniciar a customização do sistema, pressione F2.

image0021229433128273

Configurando ESXi: acesso root

O usuário padrão para o ESXi é o root. Por padrão ele vem com uma senha em branco. Se você não definir uma senha de root, você não será capaz de fazer login no host ESXi com o vSphere Client. Para definir a senha do root, selecione “Configurar Senha” e pressione Enter. Se você receber um erro ao definir a senha de root, a mesma provavelmente não atende o nível de complexidade exigido pelo sistema. Em geral você precisa escolher uma senha que seja de oito ou mais caracteres e que tenha pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um dígito.

ESXi_system_customization

Lockdown Mode

Lockdown Mode desativa todos o acessos diretos do usuário root para  as máquinas ESXi. Por padrão, não existem contas de usuários locais no sistema ESXi. Essas contas podem ser criadas somente antes de ativar o modo de bloqueio em uma sessão do vSphere Client diretamente no sistema ESXi.

Para ativar ou desativar Lockdown Mode, selecione “Configure Lockdown Mode” e pressione Enter. Escolha para ativar ou desativar.

dcui-lockdownmode

image4

 Leia também a parte 1parte 2parte 3parte 4parte 5 e parte 6!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


2 Comentários

Haroldo Bélo
1

Frederico,
Vc vai falar alguma coisa sobre a conexão do vmware com storages?
Vai pegar a parte de configurações mais avançadas?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">