7 gadgets indispensáveis para os profissionais de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A tecnologia traz inovações constantes para todas as áreas. Assim, o dia a dia de diversas profissões muda com frequência. Na vanguarda das mudanças, os profissionais de TI experimentam essas novidades antes de todo mundo, e em uma velocidade ainda maior. É por isso que é sempre bom estar preparado e equipado com o que a tecnologia oferece de melhor.

Nesse sentido, existe sim um conjunto de gadgets que realmente são indispensáveis para os profissionais de TI. São produtos que atendem as necessidades daqueles que trabalham na área e ainda podem servir para muitas outras aplicações que estão fora do escopo de atuação desses profissionais. Estar equipado com esses gadgets é estar preparado para tudo no mercado de trabalho.

A seguir, você vai conhecer a lista dos 7 gadgets que eu considero ser indispensáveis para quem trabalha com TI. É lógico que essa é uma generalização bem grande, já que podemos estar falando de um programador ou de um técnico de informática que atua em campo. Porém, ainda sim estamos falando de produtos que podem servir para praticamente qualquer profissional de TI, independentemente da forma e área e atuação.

1. Smartphone

1-gadgets-indispensaveis

O primeiro item da lista não poderia ser outro se não aquele que acompanha a maioria das pessoas (não só os profissionais de TI) boa parte do tempo. Estou falando do smartphone, a evolução tecnológica do limitado telefone celular.

Eu realmente preciso listar quais são as funções desse tipo de aparelho? Bom, caso você tenha parado no tempo e ainda não possua um smartphone, aí vai um conjunto de funções e outros produtos que esse dispositivo pode substituir: alarme, cronômetro, despertador, assistente pessoal, calculadora, bússola, ferramenta de tradução, reprodutor de áudio e vídeo, bloco de notas, gravador de voz, acompanhador de atividades físicas e muito, mas muito mais.

Isso sem falar nas atividades básicas de um telefone celular, que é fazer e receber ligações e mensagens. Hoje, pode até dizer que o smartphone é um computador de bolso, que nos dá livre acesso a internet e os diversos recursos da grande rede. Tudo isso é impulsionado graças ao uso de aplicativos, que são programas que multiplicam as funções do aparelho.

Se você ainda não tem um smartphone, com certeza já passou da hora de você comprar um. E, para sua sorte, há uma variedade gigantesca de marcas, fabricantes e modelos. Agora é preciso estudar bastante para saber qual é o smartphone ideal para as suas necessidades.

2. Leitor digital (eReader)

2-gadgets-indispensaveis

Na contramão de um smartphone, o leitor digital (também conhecido como eReader) é um dispositivo que não acumula uma quantidade grande de funções. Muito pelo contrário: ele elimina uma série de aplicações e funcionalidades para tornar o hábito da leitura o foco de sua utilização. E para os profissionais de TI, é essencial estar sempre praticando essa atividade.

Pode parecer contra intuitivo, mas faz todo sentido. A leitura, especialmente de livros e artigos (e não de sites comuns da internet), é uma atividade que exige concentração. Para conseguir isso, criou-se o conceito de um produto que realmente limita as funcionalidades de um aparelho (que se parece com um tablet) e cria artifícios que facilitem a leitura.

Nessa categoria, o maior representante talvez seja o Kindle, dispositivo concebido pela gigante Amazon. Esse é o leitor digital mais vendido no mundo, praticamente um sinônimo para esse tipo de produto. Dois diferenciais podem ser apontados para esse modelo: a grande capacidade de sua bateria (capaz de durar meses longe das tomadas) e a tela que simula o toque de uma página de papel de verdade.

Se você nunca experimentou um eReader, recomendo fortemente que você faça isso. Existem diversas vantagens de um leitor digital quando comparado aos livros físicos e você vai descobrir isso aos poucos depois de começar a utilizar o seu.

3. Pendrive

3-gadgets-indispensaveis

Já faz muito tempo que os pendrives deixaram de ser novidade para a tecnologia, mas eles nunca deixaram de ser essenciais. Embora diversas formas diferentes de transmissão de dados tenham surgido, em especial aquelas que se apoiam na computação em nuvem, o método tradicional de transferir dados ainda é bastante seguro e confiável.

Ter um pendrive sempre a mão é útil em diversas situações. Imagine que você tem arquivos importantes para passar para um colega, mas não dispõe de internet para transferi-los. Fazer isso através de um dispositivo USB é uma das formas mais rápidas e fáceis de concluir essa tarefa. Além disso, também é possível carregar uma série de documentos úteis em um pendrive, como documentos de identificação e currículos profissionais.

Vale ressaltar que um pendrive possui vantagens e desvantagens quando comparado a um HD externo (outro produto que poderia muito bem entrar nesta lista). O pendrive geralmente possui uma capacidade de armazenamento menor, mas é muito mais portátil do que um HD externo. Porém, o avanço tecnológico tem possibilitado a criação de pendrives com capacidades cada vez maiores.

Portanto, se possível, tenha sempre esses dois dispositivos a mão: um pendrive e um HD externo. Se tiver que escolher entre um deles, dê preferência ao pendrive, que é mais barato e versátil.

4. Passador de slides (Apresentador sem fio)

4-gadgets-indispensaveis

O passador de slides, também conhecido como apresentador sem fio, pode parecer o dispositivo menos versátil da lista. Porém, só quem já precisou de um para entender o quão útil ele é em algumas situações.

Para quem não conhece, o apresentador sem fio é um pequeno dispositivo que geralmente se conecta à porta USB de um computador ou projetor. A sua função é literalmente servir de passador de slides, dispensando a necessidade de alguém que fique fazendo isso manualmente em frente do computador. Porém, ele pode ter ainda algumas funções extras.

Os apresentadores sem fio mais modernos possuem um laser integrado que ajuda a indicar onde os expectadores devem concentrar a atenção. Há alguns passadores de slides que também se integram com o sistema operacional para realizar outras funções, como aumentar e diminuir o volume ou executar programas específicos, como softwares de áudio e vídeo.

Nos últimos anos, a versatilidade desse tipo de dispositivo vem aumentando, reforçando ainda mais a posição que ele merece aqui nesta lista.

5. Adaptador de tomada

5-gadgets-indispensaveis

Um adaptador de tomada é indispensável por vários motivos. Considerando a mudança do padrão do conector de energia aqui no Brasil, não é raro nos depararmos com tomadas que não aceitem o formato de três pinos. Para contornar esse problema, o uso de um adaptador se faz necessário – a não ser que você esteja disposto a quebrar o pino central, o que não é nem um pouco recomendado.

O inverso também é válido. Muito profissionais de TI podem possuir um aparelho com um padrão que não se encaixa nas tomadas tradicionais do Brasil. A solução é utilizar um adaptador para não acabar ficando sem energia. Para que esse item seja ainda mais versátil, é possível utilizar aqueles adaptadores que também multiplicam a quantidade de tomadas. Um filtro de linha ou produtos parecidos também cumprem esse propósito.

Porém, um adaptador de tomada também é importante para os viajantes, especialmente aqueles que vão e voltam do país. O motivo é exatamente o mesmo: lidar com formatos e padrões diferentes que existem em outras localidades. Para isso, existem adaptadores universais, do tipo que se encaixam em praticamente qualquer tomada existente. Eles geralmente são um pouco caros, mas acabam compensando se você é um viajante frequente.

6. Fones de ouvido

6-gadgets-indispensaveis

Para acompanhar o smartphone é essencial ter um par de fones de ouvido por perto. A sua utilidade é variada e eu nem precisaria ficar explicando em que situações você poderia tirar proveito deles. Ouvir músicas, livros, assistir a vídeos, conversar em ligações de forma mais privada/prática e muitos outros usos.

Mas a minha recomendação não é recorrer àqueles fones de ouvido tradicionais, com fios que ficam se embolando a todo instante. A conectividade sem fio permitiu o nascimento dos fones totalmente wireless, algo que confere muita praticidade e conforto para quem os utilizam. Diversas marcas e modelos já estão disponíveis por aí.

Para sorte de quem ainda não conhece essas variantes, é possível experimentá-los em várias lojas, como quiosques em shoppings centers e lojas especializadas. Mais do que um simples par de fones de ouvido, um acessório sem fio para se conectar ao seu smartphone e computador com certeza promete trazer muita praticidade, entretenimento e conforto para o seu dia a dia.

7. Power bank (carregador portátil)

7-gadgets-indispensaveis

Por fim, o último item da lista é um carregador portátil, também conhecido por seu nome em inglês Power Bank. Afinal, de que adianta possuir um smartphone, um leitor digital, um passador de slides e um fone de ouvido sem fio se for para você ficar sem bateria? É lógico que os seus acessórios precisam aceitar esse tipo de alimentação. Caso contrário, a recomendação é sempre possuir pilhas (ou baterias) extras.

Em se tratando dos carregadores portáteis, há uma grande variedade de modelos com capacidades igualmente diferentes. É possível encontrar power banks bem portáteis, daqueles que você pode carregar no bolso. Em contrapartida, há carregadores portáteis que são verdadeiras estações de energia, permitindo recarregar várias vezes os seus dispositivos.

A minha recomendação é que você carregue um carregador portátil que seja capaz de dar, pelo menos, uma carga completa em cada um dos seus dispositivos. Dessa forma, você estará garantindo que não ficará sem energia e poderá usar os seus aparelhos sem preocupação.

Quer sugerir algum outro gadget indispensável? Deixe seu comentário abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">