Como conseguir os primeiros clientes trabalhando como autônomo

Em 2015 escrevi aqui no PTI um texto sobre o mercado de manutenção de notebooks, uma alternativa ao mercado dos desktops tradicionais. 

Em 2017 o cenário permanece parecido. Ter conhecimento em reparos de dispositivos portáteis como notebooks, tablets e smartphones acaba fazendo uma grande diferença para quem pretende trabalhar como autônomo. 

O profissional especializado nessa área aumenta a sua oferta de serviços e, conseguindo bons clientes, acaba faturando muito mais no final do mês. 

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Como escrevi em 2015, reparo de computadores ainda tem mercado, desde que você trabalhe profissionalmente. Pode ter certeza: existe o cliente certo, carente de bons serviços e disposto a pagar bem!

Porém, para muitos a grande dificuldade é iniciar como autônomo. Por medo de não conseguirem clientes, acabam presos em assistências com salários inferiores ao seu potencial. 

Esse texto tem como objetivo auxiliar esses profissionais que buscam dar os primeiros passos trabalhando por conta, confira.

Networking – Comece por sua rede de contatos

Você não precisa largar o seu emprego e começar a trabalhar como autônomo de uma só vez, comece devagar. 

Use toda a sua rede de contatos: amigos, parentes e redes sociais para informar sobre os seus serviços. Tenha um bom cartão de visitas (simples e objetivo). Comece os primeiros serviços fazendo tudo com alta qualidade, pois assim surgirão as primeiras indicações. 

Nada impede você de cobrar um valor um pouco mais baixo para se inserir no mercado, isso é uma estratégia, mas muito cuidado na hora de definir os custos do seu trabalho. Colocar um valor muito baixo pode atrair péssimos clientes e não queremos “prostituir” o mercado que vamos trabalhar. 

Você precisa de um site

Isso não é opcional companheiro! Usando um CMS completo como o WordPress é muito simples para alguém com conhecimentos de informática fazer um site minimamente apresentável, principalmente por que existem centenas de bons temas prontos, você vai basicamente inserir suas informações. 

Você vai precisar comprar um domínio que custa R$ 40 anuais e contratar uma hospedagem para colocar o seu site no ar. Custo médio de R$ 15~30 por mês. 

Após instalar o WordPress e o tema (o suporte da hospedagem inclusive te ajuda com essa parte) basta criar as páginas e o seu conteúdo no painel, é simples de fazer. 

Nesse texto não vou me aprofundar nesse assunto. Pesquise no Google sobre o WordPress, hospedagem de sites e templates prontos WordPress, tenho certeza que você vai se familiarizar rapidamente. 

Google Adwords – Um grande parceiro de negócios 

Você já iniciou, conseguiu alguns clientes e algumas indicações, tem o seu site pronto e online… Agora vá economizando uma parte do lucro para reinvestir no seu negócio.

O Google Adwords é um excelente parceiro para alavancar clientes, você pode comprar algumas palavras pesquisadas no Google como “manutenção de notebook”, “manutenção de celulares” e outras que tenham relação com o serviço que você oferece. 

Apesar de pronto, é pouco provável que o seu site apareça naturalmente na pesquisa do Google, por isso precisamos comprar tráfego inicialmente. 

Quando comecei, gastava cerca de R$ 12,00 comprando palavras-chave para fechar o atendimento com um cliente e o serviço mais simples custava R$ 90,00, ou seja, para mim compensava bem. 

Se você, por qualquer motivo, ainda não conseguiu colocar o seu site no ar, até uma página no Facebook é possível utilizar. Saiba como criar uma fan page no Facebook.

O suporte do Adwords funciona muito bem: ligue no 0800-709-4664 que um consultor vai ajudar você a iniciar a sua campanha. 

Indicações – O melhor cliente 

Meu caro, quando a maioria dos seus clientes for através de indicações, você chegou a um bom nível profissional e quando isso acontecer é provável que você não precise mais investir em propagandas. 

Quando entra em contato um cliente indicado por outro, você já tem a grande vantagem do voto de confiança que você recebeu. Esse novo cliente confia no seu trabalho pela indicação do amigo e você tem tudo para conquistar um fiel e excelente cliente. 

Não é raro um único cliente te trazer outros dez! Pense nisso 🙂

A chave para conseguir indicações é a qualidade máxima e honestidade no seu trabalho

Trabalha com reparo elétrico de portáteis? Faça o seu trabalho com profissionalismo, ofereça e cumpra a garantia se necessário, entregue o equipamento limpo e embalado, sempre disposto e tratando bem o seu cliente. 

Se o seu trabalho é com desktops se preocupe sempre primeiramente em salvar os dados do seu cliente, observar os programas que ele tem instalado no equipamento caso seja necessário reinstalar.

Tenha sempre uma lista atualizada com programas básicos que precisam ser instalados no equipamento. Indique sempre o uso do melhor antivirus disponível, suite de escritório, plugins essenciais e programas úteis como um descompactador de arquivos e leitor de PDFs, que praticamente todos precisam. 

A grande verdade é que os clientes são muito carentes de bons profissionais. Você precisa basicamente ser atencioso e simpático desde o primeiro contato, escutar o problema do cliente (mesmo que você já saiba o que é), elaborar o orçamento e executar o seu serviço com excelência. 

Tudo vem com tempo. Tenha paciência e procure sempre se aprimorar. Desejo um ano de ótimos negócios a todos os Profissionais de TI!

Denilson Marcos

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Denilson Marcos, 31 anos, natural de Belo Horizonte, é técnico em informática por formação e trabalha desde 2007 com suporte técnico. No site Profissionais TI procura escrever textos que auxiliem os iniciantes a ingressar e ter mais sucesso na profissão.

Possui o seu próprio blog, com dicas e tutorias de informática, tecnologia e mais recentemente sobre finanças e fintechs.

Na categoria de informática e segurança, ensina aos usuários por exemplo como remover vírus e outros malwares do seu computador e escolher um bom antivírus proteger o Windows e a segurança dos seus dados.

Saiba mais no site: denilsonmarcos.com.br

E-mail: [email protected]


5 Comentários

Fabio
2

Muito bom o conteúdo desse artigo,realmente trabalhar como um funcionário em uma empresa registrado,clt e etc…não está sendo muito atrativo, é muito desvalorizado,salários defasadíssimos,ser autônomo precisa de atitude,coragem e foco e claro o conhecimento técnico, isso para se dar melhor,ter um rendimento significativamente melhor,por que se vc não se valoriza primeiro,irá sempre ser explorado e com salário baixo,sendo mandado pra lá e pra cá.

Paola
3

Obrigada pela ajuda! É muito reconfortante encontrar alguém disposto a ajudar e compartilhar da própria experiência.

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